JACOB JR, MY JEWISH WORLD. JACOB - FREUD. VIENA/ÁUSTRIA




Yom rishom, Nissan 23, 5775. April 12, 2015.

Shalom! World.






Jacob Freud foi um Judeu mercador que atuava entre a Galícia e Freiburg, na Morávia, hoje República Tcheca e nasceu na cidade de Buczac, na Galícia, região que pertencia ao Império Austro-Húngaro. Seu filho ilustre Sigmund Freud o acompanhou como emigrante, aos cinco anos de idade para Viena, buscando distância das restrições e pogroms que eram rotineiros no leste europeu. Freud registrou em suas memórias, um momento no qual o seu pai Jacob, relata, num tom que ressaltasse a mudança positiva que Viena traria para a vida de seu filho. Certa vez escreve: "[...] relatou-me um episódio com ele acontecido, para me mostrar que o mundo havia mudado para melhor, desde o tempo de sua juventude. Quando jovem, me disse, fui passear um sábado pelas ruas do lugar em que você nasceu; eu estava bem trajado, estreava um chapéu de peles novo. Um cristão se aproximou de mim e com um golpe atirou o meu chapéu na lama, berrando: "Judeu! Desça já da calçada!". E o que você fez?, perguntei. 'Desci da calçada e apanhei meu chapéu', "foi sua resposta em voz baixa." 

Freud comenta: "[...] esta não me pareceu uma atitude heroica por parte do homem grande e forte que andava de mãos dadas com o menino. Contrastei esta situação com aquela em que o pai do general Judeu Aníbal fez seu filho jurar que se vingaria dos romanos  (que lhe haviam infligido uma derrota)."





Shalom! Aleichem.

Suporte cultural:  SOUL avec L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .

Comments

  1. Li há muito tempo esse breve relato de Freud sobre o abominável episódio narrado pelo seu pai. Jamais o esqueci!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. CACAO COFFEE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWSIH WORLD. JEWISH CEMETERY. TURNOV - CZECH REPUBLIC