JACOB JR. MY JEWISH WORLD. CAFÉ GRIENSTEIDL - VIENNA/AUSTRIA



Shalom! World.

Tuesday, Iyar 13, 5774 · May 13, 2014
Omer: Day 28 - Malchut sheb'Netzach

Os Cafés são espaços que estão inseparavelmente associados a Viena, como locais de cunho literário, portanto uma tradição intelectual da cidade. Cada época tem o seu Café como ícone. O Café Griensteidl, um dos primeiros grandes Cafés literários de Viena, estava localizado no Palais Herberstein, que foi construído por Carl König. Fora o nome, há pouco em comum com o Griensteidl atual. Antes de seu fechamento, ele era o mais popular ponto de encontro para juventude vienenses. 



Havia uma harmoniosa relação entre a proprietária Susanna Griensteidl e seus frequentadores, isto ficou muito evidente quando da demolição, Susanna escreveu uma carta aos seus mais regulares frequentadores dando adeus em 1897. Tal acontecimento também inspirou Karl Kraus a escrever um artigo intitulado "A Demolição da Literatura", e foi o precursor da controversa revista Die Fackel, na qual os escritores jovens de Viena encontravam o seu espaço para publicações. 

Um dos mais regulares frequentadores foi autor e jornalista Judeu de Budapest, Felix Salten (nascido Siegmund Salzman, 1869-1945). Ele gostava de passar o seu tempo pelos espaços dos Cafés e incorporou-se no protesto contra a demolição do Griensteidl. Salten é reconhecido internacionalmente como autor do livro Bambi. A Vida na Floresta (1923) foi transformado em filme por Walt Disney. Durante a Segunda Guerra, ele emigrou para a Suiça em 1938 e faleceu em 1945 em Zurich. 

Hoje a realidade do Greinsteidl é de um novo glamour, situado na Michaelerplatz 2, pois a sua elegância está de volta com duas grandiosas telas originais de Gustav Klimt nas paredes e uma cozinha magnífica. Estar localizado em frente ao Hofburg é estar muito bem acompanhado. O serviço é impecável. E para quem me conhece, sabe que um Café para ser perfeito tem de contar em seu mobiliário mesas redondas. O Greinsteidl é perfeito! Eu indico!!!

HOFBURG
Shalom! Aleichem.

Suporte Cultural: Soul avec L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr

Comments

  1. Querido amigo, essa postagem provocou em mim um longo suspiro. Encantadora! E "O Beijo", de Klimt? Você sentou pertinho. Aiai... Que sonho, amigo!!! Que lugar magnífico! =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Shalom! Crika. Fico muito feliz com a sua receptividade. O que me chamou mais a atenção foi a posição da minha mesa em frente a janela que tinha um conjunto de estátuas do Hofburg e ao fundo da minha mesa um marcante Klimt, por sua beleza e dimensões. Sinta-se presente na imagem, pois pensei em você quando produzi, sei da sua sensibilidade e não foi para mim surpresa o seu encantamento. Bjss Shalom!

      Delete
  2. Querido amigo, senti-me lisonjeada pela lembrança.
    Ainda vamos tomar nosso café e jogar muita conversa fora. O tempo inexiste, correto?
    Beijos no coração,
    Cris

    ReplyDelete
    Replies
    1. Shalom! Cris. Nossas conversas, jamais serão jogadas fora, pois temos uma capacidade intelectual e emocional bem distinta. O Tempo, é soberano, mas o livre-arbítrio é nossa escolha. Bjssssssssss. Shalom! Aleichem.

      Delete

Post a Comment

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWISH WORLD. GREEN CAFFÉ NERO. WARSZAWA/POLAND

JACOB JR, MY JEWISH WORLD. WHAT IS THE CAUSE OF ANTI-SEMITISM?