JACOB JR, MY JEWISH WORLD. OS SAPATOS ÀS MARGENS DO DANÚBIO/BUDAPEST HUNGRIA

Av 30, 5774 - August 26, 2014

Shalom! World.

Os Sapatos às Margens do Danúbio é um memorial idealizado pelo diretor de cinema Can Togay e foi criado por ele e o escultor Gyula Pauer às margens do rio Danúbio em Budapest, em homenagem aos Judeus que foram assassinados pela milícia fascista Arrow Cross (Cruz de Flechas) em Budapest durante a Segunda Guerra Mundial. Eles foram obrigados a retirarem os seus sapatos e eram executados com um tiro na nuca ou metralhados e seus corpos caiam sobre o Danúbio onde eram levados pela correnteza. Será possível explicar porque seus algozes utilizavam deste simbolismo? 
Os sapatos ficavam, contudo os corpos não. 




O memorial está localizado em Pest, às  margens do Danúbio tendo como referência a rua Zoltan que encontra o Danúbio e cerca de 300 metros do Parlamento Húngaro e próximo da Academia Húngara de Ciências.


A composição intitulada de "Os Sapatos às Margens do Danúbio" contém a lembrança dos Judeus assassinados e deixados seus  corpos na correnteza do Danúbio. O escultor criou sessenta pares de sapatos em ferro, no estilo dos anos quarenta. Os sapatos foram fixados na pedra por cerca de 40 metros e numa base de 70 centímetros. Em três pontos existem placas com o seguinte texto: "Em memória as vítimas assassinadas no Danúbio pelos militantes da Cruz de Flecha no período de 1944 e 1945. Produzido em 16 de abril de 2005." Este memorial do Holocausto foi erigido num sábado e instituído como o dia de lembrança às vítimas do Holocausto na Hungria.






Uma das vítimas: Miklós Vig. Nascido Miklós Voglhut em 11 de julho de 1898, em Budapest, Hungria, mudou o seu nome com a intenção de esconder a sua origem Judaica em virtude da elevada campanha antissemita na Hungria. Morto em 19 de novembro de 1944. Miklós era um cantor de jazz, ator e comediante.




A minha mensagem de resistência está representada. Inicialmente os meus sapatos estão colocados no mesmo sentido trágico do memorial, ou seja, voltados para o rio e posteriormente estão voltados para a cidade, simbolizando a vida!

Morte.

Vida.


Shalom! Aleichem.

Suporte cultural:  SOUL avec L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .



Comments

  1. Puxa, amigo! Que emocionante! Suas postagens conseguem unir conteúdo (história), poesia e beleza. E emocionam, tocam o fundo do coração.
    As fotos são belas, mas o simbolismo, em alguns momentos, choca.
    Adoro passar por aqui!
    Deixo um beijo enorme em seu coração,
    Cris

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWISH WORLD. GREEN CAFFÉ NERO. WARSZAWA/POLAND

JACOB JR, MY JEWISH WORLD. WHAT IS THE CAUSE OF ANTI-SEMITISM?