JACOB JR, MY JEWISH WORLD. JEWISH BERLIN

Memorial to the Murdered Jews of Europe - Berlin/Germany

Av 25, 5774 . August 21, 2014

Shalom! World.

O Memorial do Holausto em Berlin está localizado na esquina da rua Behrens com a Friedrich-Ebertstrasse e tem como vizinho o Brandenburg Tor, o Tiergarten e a Embaixada dos Estados Unidos da América. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Peter Eisenman. Cerca de 2.600 peças foram dispostas neste cenário dando a impressão de um enorme cemitério. Abaixo do Memorial há o Centro de Documentação e que está aberto para a visitação pública.

A iniciativa do Memorial foi articulada pelo Chanceler alemão Gerhard Schoroder, o Presidente alemão Johannes Rau e o vencedor do Premio Nobel Elie Wiesel entre outros. Na inauguração Elie Wiesel declarou: "Nenhuma nação, nenhuma ideologia, nenhum sistema jamais infligiu tamanha brutalidade, sofrimento e humilhação, sobre outro povo como o de vocês sobre o meu, em um período tão curto."


Em frente ao Memorial fica um portão de entrada para o Tiergarten e conta com uma estátua de Goeth. Como entender uma nação que produziu Goethe e Schiller, além de inúmeros outros expoentes culturais, cometeram um genocídio sobre uma nação, apenas porque eles eram Judeus?


Block der Fraun

Escultura em arenito de Inge Hunzinger, de 1994, está no local da Rosenstrasse em que mulheres alemães não Judias protestaram pacificamente e tenazmente, contra a planejada deportação de seus maridos Judeus, num raro e corajoso ato de desafio ao regime nazista. Em 1943, este local era sede de um escritório de previdência para Judeus.

Memorial às vítimas Judias do fascismo


A primeira casa de repouso para Judeus de Berlin abriu em 1844 defronte ao cemitério (Alter Jüdischer Friedhof - parece ser um pequeno parque, mas na verdade o primeiro cemitério judaico em Berlin, destruido pela Gestapo em 1943. Cerca de 12 mil pessoas foram enterradas ali entre 1672 e 1827, entre elas o filósofo iluminista Moses Mendelssohn. Seu túmulo solitário - que não é o original - representa os de todos os que foram sepultados no local) e foi centro de deportação sob os nazistas. Arrasado por bombas, o prédio não foi reconstruído. Desde 1958, a perturbadora escultura de Will Lammert de treze mulheres exaustas celebra a história do local.

Der Verlassene Raum

A instalação de Karl Biedermann "Cômodo Vazio", na quieta Koppenplatz, é uma mesa e duas cadeiras, uma delas caída no chão. Homenageia os moradores Judeus que fugiram em pânico de seus lares. Uma faixa entalhada com um poema da poeta dramaturga Judia Nelly Sachs - Prêmio Nobel de Literatura de 1947 - emoldura o "cômodo". "Oh the house of death, invitingly appointed, for the landlord of the house who was once a guest, Oh you fingers, laying the threshold like a knife between life and death. Oh, you chimney stacks, Oh you fingers, and the body of Israel going up in smoke."




O Beth Café é Café e bistrô casher, localizado na Tucholskystrasse 40 e é afiliado à congregação conservadora Adass Jisroel, cuja sinagoga fica no prédio. O belo pátio interno é perfeito para desfrutar um almoço tranquilo, diferentes saladas, gefilte fish ou outros clássicos da cozinha Judaica.



A sinagogue de Scheunenviertel, inaugurada em 1866, foi o maior templo religioso Judaico da Alemanha. Destruída na II Guerra Mundial, foi demolida em 1958 pelo governo alemão, que trinta anos depois resolveu reconstruí-la. O governo da Alemanha unificada encampou o plano e a Neue Synagogue abriu em maio de 1995.



A "casa que falta" é um prédio de apartamentos neobarroco da Hamburger Strasse 15/16 destruído na II Guerra Mundial. A instalação-memorial de Christian Boltanski, de 1990, consiste de placas com os nomes de antigos moradores Judeus, afixadas nas paredes laterais dos prédios vizinhos.

Shalom! Aleichem.

Suporte cultural:  SOUL avec L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .

Comments

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWISH WORLD. GREEN CAFFÉ NERO. WARSZAWA/POLAND

JACOB JR, MY JEWISH WORLD. WHAT IS THE CAUSE OF ANTI-SEMITISM?