JACOB JR, MY JEWISH WORLD. JEWISH BERLIN
Memorial to the Murdered Jews of Europe - Berlin/Germany |
Av 25, 5774 . August 21, 2014
Shalom! World.
O Memorial do Holausto em Berlin está localizado na esquina da rua Behrens com a Friedrich-Ebertstrasse e tem como vizinho o Brandenburg Tor, o Tiergarten e a Embaixada dos Estados Unidos da América. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Peter Eisenman. Cerca de 2.600 peças foram dispostas neste cenário dando a impressão de um enorme cemitério. Abaixo do Memorial há o Centro de Documentação e que está aberto para a visitação pública.
A iniciativa do Memorial foi articulada pelo Chanceler alemão Gerhard Schoroder, o Presidente alemão Johannes Rau e o vencedor do Premio Nobel Elie Wiesel entre outros. Na inauguração Elie Wiesel declarou: "Nenhuma nação, nenhuma ideologia, nenhum sistema jamais infligiu tamanha brutalidade, sofrimento e humilhação, sobre outro povo como o de vocês sobre o meu, em um período tão curto."
Em frente ao Memorial fica um portão de entrada para o Tiergarten e conta com uma estátua de Goeth. Como entender uma nação que produziu Goethe e Schiller, além de inúmeros outros expoentes culturais, cometeram um genocídio sobre uma nação, apenas porque eles eram Judeus?
Block der Fraun |
Escultura em arenito de Inge Hunzinger, de 1994, está no local da Rosenstrasse em que mulheres alemães não Judias protestaram pacificamente e tenazmente, contra a planejada deportação de seus maridos Judeus, num raro e corajoso ato de desafio ao regime nazista. Em 1943, este local era sede de um escritório de previdência para Judeus.
Memorial às vítimas Judias do fascismo |
A primeira casa de repouso para Judeus de Berlin abriu em 1844 defronte ao cemitério (Alter Jüdischer Friedhof - parece ser um pequeno parque, mas na verdade o primeiro cemitério judaico em Berlin, destruido pela Gestapo em 1943. Cerca de 12 mil pessoas foram enterradas ali entre 1672 e 1827, entre elas o filósofo iluminista Moses Mendelssohn. Seu túmulo solitário - que não é o original - representa os de todos os que foram sepultados no local) e foi centro de deportação sob os nazistas. Arrasado por bombas, o prédio não foi reconstruído. Desde 1958, a perturbadora escultura de Will Lammert de treze mulheres exaustas celebra a história do local.
Der Verlassene Raum |
A instalação de Karl Biedermann "Cômodo Vazio", na quieta Koppenplatz, é uma mesa e duas cadeiras, uma delas caída no chão. Homenageia os moradores Judeus que fugiram em pânico de seus lares. Uma faixa entalhada com um poema da poeta dramaturga Judia Nelly Sachs - Prêmio Nobel de Literatura de 1947 - emoldura o "cômodo". "Oh the house of death, invitingly appointed, for the landlord of the house who was once a guest, Oh you fingers, laying the threshold like a knife between life and death. Oh, you chimney stacks, Oh you fingers, and the body of Israel going up in smoke."
O Beth Café é Café e bistrô casher, localizado na Tucholskystrasse 40 e é afiliado à congregação conservadora Adass Jisroel, cuja sinagoga fica no prédio. O belo pátio interno é perfeito para desfrutar um almoço tranquilo, diferentes saladas, gefilte fish ou outros clássicos da cozinha Judaica.
A sinagogue de Scheunenviertel, inaugurada em 1866, foi o maior templo religioso Judaico da Alemanha. Destruída na II Guerra Mundial, foi demolida em 1958 pelo governo alemão, que trinta anos depois resolveu reconstruí-la. O governo da Alemanha unificada encampou o plano e a Neue Synagogue abriu em maio de 1995.
A "casa que falta" é um prédio de apartamentos neobarroco da Hamburger Strasse 15/16 destruído na II Guerra Mundial. A instalação-memorial de Christian Boltanski, de 1990, consiste de placas com os nomes de antigos moradores Judeus, afixadas nas paredes laterais dos prédios vizinhos.
Shalom! Aleichem.
Suporte cultural: SOUL avec L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .
Comments
Post a Comment