JACOB JR. MY JEWISH WORLD. ILLIERS-COMBRAY/MARCEL PROUST MUSEUM/FRANCE

Shalom! World.

Wednesday, Nissan 2, 5774 · April 2, 2014. 
A literatura é capaz de conduzir-nos por mundos distantes e/ou intangíveis, históricos ou utópicos, contudo, jamais seremos os mesmos e isto é uma dádiva. Me emociono com as palavras de Varlam Chalamov, "Moi, um homme de la Kolyma, un zéka, j'avais été transporte dans un monde perdu depuis longtemps, vers d'autres habitudes oubliées et inutiles. [...] Je n'allaispas dormir au dortoir. Proust avait plus de valeur que le sommeil.".
Um momento permanentemente gravado em minha memória, quando ao descer do trem às 15 horas e 4 minutos, vindo de Paris, avistei na Gare, Bienvenue á Illiers-Combray! Quantos milhares de quilômetros? Quantas páginas lidas? Quantos sonhos desfrutados? De repente me bateu uma certeza, a de conservar durante a minha existência, cada passo, cada segundo vivido e o perfume de Illiers-Combray. Portanto, este momento que compartilho não está contido no inclusivo compartilhamento desta nobre experiência, mas também no exercício egoístico de reviver este marco em minha vida. Espero ser capaz de sensibilizar você a realizar este sonho.
Proust, afirmou que quando viajamos deixamos nos locais que passamos um pedaço de nós, e sendo assim, desejamos retornar para recupera-lo. Estar em Illiers-Combray foi um "retorno", em virtude de uma parte do meu "eu" ter ficado lá, da época do convívio com "Em Busca do Tempo Perdido" (le petit madeleine e le parfum de Combray). Illiers-Combray representa a infância para Marcel, a minha maturidade presente e a lembrança da minha aurora.
A Casa da Tia Leonie, serve como sede da Sociedade dos Amigos de Marcel Proust e dos Amigos de Combray e do Instituto Internacional Marcel Proust, desde 1950. Restaurada a partir de 1955, a Casa da Tia Leonie foi classificada como monumento histórico em 19 de outubro de  1961. O museu foi oficialmente inaugurado em 29 de junho de 1972 por Jacques de Lacretellle.
O objetivo era incluir a Illiers-Combray de Proust, nos célebres roteiros internacionais das peregrinações literárias, tais como Shakespeare à Stratford-on-Avon, Voltaire à Ferney, Goeth à Weimar, Hugo à Hauteville House, Tolstoi à Iasnaia Poliana, Kafka à Praha, Joyce à Dublin. Como criança, Proust (1871-1922) desfrutou de suas férias na casa da tia Leonie, até o seu primeiro ataque de asma, em 1880, o qual interrompeu anualmente a sua visita e que registrou a sua última presença em 1886. Durante esta visita, já com quinze anos, aproveitou este tempo para escrever e renovar as lembranças e impressões do sabor da pequena madeleine. Os vestígios encontrados nas mais preciosas qualidades do "perfume de Combray", remetem o peregrino cultural a materializa-la de verdade.

Illiers vem a se tornar Illiers-Combray, em 1971 como parte das festividades do centenário de nascimento de Marcel Proust. Este é um caso  muito raro, pois Proust não nasceu lá. Combray foi o nome que Proust deu a cidade fictícia, na qual o personagem/narrador de "Em Busca do Tempo Perdido", passou a sua infância e que seria o motor deste romance: o tempo, a infância e a perda do imaginário durante o amadurecimento.
Devemos ter em mente que a fase de amadurecimento de Proust foi profundamente marcada por dois elementos formadores de sua identidade: ser Judeu e homossexual. De posse desta carga, aliou-se a fragilidade de sua saúde, levando-o a isolar-se na literatura, num sagaz observador do universo social da Paris do fim do século XIX.

A morte de Proust em Paris, (18 de novembro de 1922), na rua Hamelin 44, não tem o mesmo impacto sobre a sua história e obra como, os verões em Illiers, as memórias do quarto de uma criança se sobrepõe a mesa do escritor. Passear pelo Museu é como penetrar numa cena do teatro da memória, uma cena ou num dia carregado de mistérios que resultarão na explosão do mundo perdido.
Visitar Illiers-Combray é ser envolvido num clima poético proustiano que definitivamente marcará a sua história pessoal.

Shalom! Aleichem.

Suporte cultural:  L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .
  

Comments

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWISH WORLD. GREEN CAFFÉ NERO. WARSZAWA/POLAND

JACOB JR, MY JEWISH WORLD. WHAT IS THE CAUSE OF ANTI-SEMITISM?