JACOB JR, MY JEWISH WORLD. KONZENTRATIONSLAGER DACHAU/GERMANY CAPÍTULO VI


Monday, Adar 18, 5775. March 9, 2015

Shalom! World.

A liberação.


Após a retirada do antigo comando e da guarda SS, uma outra unidade da SS, assumiu a guarda dos prisioneiros em 28 de abril de 1945, em KZ Dachau. No mesmo dia o representante da Cruz Vermelha Internacional, Victor Maurer, iniciou negociações para a rendição do KZ com as tropas norte-americanas. A tropa norte-americana recebeu a ordem de tomar KZ Dachau em 29 de abril. O comando avançado do 7º Exército, liderado pelo Brigadeiro General Henning Linden (42º Divisão de Infantaria "Rainbow"), acompanhado por alguns jornalistas, aceitou a rendição da guarda alemã, no portão principal do KZ Dachau sob o comando de Heinrich Wicker. Neste mesmo momento, membros da 45º Divisão de Infantaria "Thunderbird", sob a liderança do Tenente Coronel Felix L. Sparks, invadia o KZ pelo lado oeste. Aqui ele chegou via trem repleto de soldados. Um confronto foi registrado, entre as tropas norte-americanas e a guarda da SS, o que resultou na execução de cinquenta membros da SS. Ambas as unidades norte-americanas se reuniram em frente ao portão principal do KZ. Por terem presenciado todo este confronto com grande ansiedade, os prisioneiros receberam com muita alegria a vitória dos seus libertadores.

Carta dirigida aos seus familiares, pelo Tenente Bill Cowling, a propósito das suas impressões sobre a liberação do KZ Dachau: "Ao nos aproximarmos do KZ, a primeira coisa que vimos foi a linha férrea repleta de vagões abertos e quando fomos verificar o seu conteúdo, foi uma das coisas mais horrendas que jamais havia visto. Os vagões estavam cheios de corpos. A maioria deles, nus, e só tinham pele e ossos. Muitos deles possuíam um buraco de bala em sua nuca. Isto nos deixou com o estômago embrulhado e muito mal por não termos tido a chance de impedir tais atrocidades."

Memorando do General Linden para o comandante geral da 42º Divisão do exército norte-americano sobre a rendição do KZ Dachau . "Em torno das 15:00 horas do dia 29 de abril de 1945, eu cheguei ao KZ Dachau. Ao nos movermos ao longo da face oeste do KZ, três pessoas se aproximaram portando uma bandeira de trégua. Essas três pessoas eram um representante da Cruz Vermelha Suíça e dois membros da SS, que se disseram serem o Comandante e seu assistente do KZ Dachau e que haviam chegado na noite de 28 de abril com o propósito de realizarem a transferência de comando com a tropa norte-americana.


O representante da Cruz Vermelha Suíça atuou como intérprete e informou-me que haviam 100 guardas integrantes da SS, desarmados e apenas os que estavam nas torres portavam armas. Ele disse que havia deixado instruções para que não houvesse nenhuma reação armada contra os prisioneiros ou mesmo contra a tropa norte-americana. Cerca de 50 homens faziam parte do grupo que atuavam nas torres de vigilância e que suas ações visavam guardar cerca de 42.000 prisioneiros que ainda estavam no campo e muitos deles infectados com tifo. Ele me perguntou se eu era o oficial em comando das tropas que tomaram o controle do KZ e eu respondi "Sim, eu sou o Comandante da 42º Divisão e aceitaria a rendição do KZ em nome da Divisão Rainbow do Exército dos Estados Unidos da América."

Os número do Holocausto (Shoah)  no Konzentrationslager Dachau.

Após exaustivos estudos sobre dados e registros, Stanislav Zámecnik estimou que pelo menos 41.566 pessoas morreram no KZ Dachau. Mortos registrados pelo Serviço Documental Internacional e pela Cruz Vermelha em Arolsen: 32.099. Mortes adicionais registradas tendo como base os documentos que registraram da contagem dos restos mortais encontrados em covas em massa: 9.467. 


Shalom! Aleichem.

Suporte cultural:  SOUL avec L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .

Comments

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWISH WORLD. GREEN CAFFÉ NERO. WARSZAWA/POLAND

JACOB JR, MY JEWISH WORLD. WHAT IS THE CAUSE OF ANTI-SEMITISM?