JACOB JR, MY JEWISH WORLD. UM CERTO INVERNO EM PRAHA - CAPÍTULO II





Tuesday, Tammuz 10, 5774 - July 8, 2014.

Shalom! World.

"And now the torture of running back to the Old Town Square." Franz Kafka.

O caminho rumo ao Slavia Café, percorri com passos largos, pois sentia-me possuído por uma deliciosa sensação de desfrutar esta noite. Tracei meu roteiro onde encontraria a avenida Narodni, portanto ao passar pela Bartoloméjska, rua conhecida, digamos, pela presença de mulheres que trocavam "favores", o clima gelado aparentemente havia afugentado-as, pois não havia sequer uma alma viva, assim supunha, contudo ao cruzá-la ouvi uma voz que continha meu nome: Shalom! Jacob!

Praça Wenceslau
Gelei! Não sei se seria possível, afinal os termômetros encontravam-se abaixo de zero, senti uma descarga de adrenalina, um misto de medo e mistério. Achei que tinha visto um vulto, mas Praha é a cidade das sombras, portanto mantive a direção e acelerei o passo, o passado recente de ataques antissemitas povoavam as nossas vidas e permanecer permanentemente em estado de alerta seria desejar sobreviver. Imediatamente lembrei do Dezembersturm de 1887, quando lojas e apartamentos Judaicos foram invadidos e saqueados por toda redondeza. Dei exatamente doze passos e fui arrebatado pela sensação de que deveria certificar-me sobre o que aconteceu, antes que fosse tarde demais, portanto tomei coragem, não sei bem de onde veio, contudo retornei pelo rastro que na neve havia acabado de deixar, porém não havia ninguém na Bartoloméjska! Merda! Perdi o momento, tinha de ter atendido no exato momento do chamado para não carregar eternamente esta dúvida. Já havia me conformado e retornava ao aconchegante Café Slavia, quando ouvi mais uma vez: Jacob! Espere, sou eu Miriam!

Zur Minute/Praha
Meu D'us! Era Miriam, amiga de infância da época na qual nossas famílias foram vizinhas no Edifício Zur Minute. De repente congelei além do corpo, em virtude do frio, congelei também o tempo e pude perfeitamente lembrar-me do tempo em que eu e Miriam brincávamos e despertávamos para uma fraterna amizade, sem esconder reciprocamente uma atração pessoal. Que diferença da Miriam de hoje, pensava eu, que dores passou até que chegaras aqui. A história dela era supostamente conhecida pela comunidade com um desastre familiar, pois sua mãe não havia resistido ao seu nono parto e viera a falecer. Seu pai, Hermman Chaim, caiu em uma forte depressão e deu fim a sua vida, ao completar trinta e seis dias após sepultar a sua amada companheira. Miriam e seus irmão tornaram-se órfãos de uma maneira repentina e brutal, e de certo que a comunidade tentou remediar, contudo as dificuldades econômicas eram severas e todos os irmãos foram adotados por famílias distintas, ou seja, já não havia mais uma família convivendo num espaço único.

Grande Sinagoga Plzen/ República Checa






Lembro-me da última vez em que encontra-mo-nos em Plzen durante um Shabbat na Grande Sinagoga, onde meus pais foram visitar familiares da minha mãe. Miriam, havia crescido, tornara-se uma mulher atraente com seios generosos, enormes olhos azuis e coxas grossas e isto teria sido a sua desgraça.




Fim do Capítulo II.

Suporte cultural:  L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .

Comments

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. CACAO COFFEE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWSIH WORLD. JEWISH CEMETERY. TURNOV - CZECH REPUBLIC