JACOB JR, MY JEWISH WORLD. UM CERTO INVERNO EM PRAHA - CAPÍTULO IX




Tammuz 22, 5774 - July 20, 2014.


Shalom! World.

"Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso." Franz Kafka.

O jovem foi mensageiro de notícias que em muito me surpreenderam, de fato Miriam já não estava na casinha e a senhoria morava no térreo, a mesma afirmou que Miriam havia deixado as chaves e partido. E perguntei-lhe qual era o nome da senhoria? Bauer! Ouvi direito? Uma coincidência? A minha mente estava confusa, não tinha a menor ideia por onde deveria começar a desvendar este mistério imprevisível. 


De fato era mesmo a senhora Bauer, a senhoria que respondia pelo aluguel dos apartamentos do pequenino prédio. A senhora Bauer relatou que havia alugado o apartamento para a senhora Julie Wohryzek e sua filha recém nascida, contudo acrescentou que tentou dissuadi-la da escolha em virtude da delicada saúde da senhora Wohryzek, era uma senhora pequenina e bem magrinha, e que não seria nada fácil subir e descer seis andares com uma criança no colo. Acreditava a senhora Bauer que a senhora Wohryzek não pesasse mais do que 45 quilos. De fato conheceu a senhorita Miriam, como hóspede da senhora Wohryzek por algumas noites, e mais surpreendente foi a revelação de que o contrato finalizou exatamente no dia que Miriam seguiu para a estação. Miriam passou na casa da senhora Bauer e deixou as chaves transmitindo os agradecimentos da senhora Wohryzek, que dois dias antes já teria partido! Neste momento pedi a Hashem que me mantivesse em pé, pois eu já estava como refém da minha imaginação. Paguei ao mensageiro com o único dinheiro que tinha, e agora o que faço com as malas? Decidi esperar o próximo trem para tomar qualquer outra atitude e contava com que a Miriam surgisse com uma razoável satisfação. O tempo passava lentamente e adicionado com uma fome incômoda fui me tornando vulnerável a qualquer quebra do conceito de normalidade e assim passei a perceber um cheiro desagradável que exalava das malas!

Certifiquei-me, e confirmei que o odor vinha das malas, pois pensava que estivesse afetado pelos componentes emocionais, entretanto pessoas próximas passaram a se queixar o que acabou chamando a atenção de um policial de plantão. O mesmo se aproximou e perguntou-me: Senhor, esta bagagem lhe pertence? Neste momento encontre-me diante de um dilema ético, o que deveria prevalecer a moral ou a verdade? Segundo a moral a resposta ao policial seria, sim, pois acordei com Miriam um compromisso de manter-me de posse das bagagens atá a sua chegada, preservando a palavra, contudo a resposta poderia ser não! se eu decidisse manter a verdade em primeiro plano e não faltar com "ela" sob qualquer condição, afinal as bagagens não me pertenciam. Como num jogo de xadrez, senti que o próximo movimento me colocaria em cheque-mate. O policial não me dá tempo para responder e deixa as palavras mágicas: por favor, o senhor pode abri-las?


FIM


Shalom! Aleichem.

Suporte cultural:  L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .

Comments

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. CACAO COFFEE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWSIH WORLD. JEWISH CEMETERY. TURNOV - CZECH REPUBLIC