JACOB JR, MY JEWISH WORLD. UM CERTO INVERNO EM PRAHA - CAPÍTULO V



Sunday, Tammuz 15, 5774 - July 13, 2014.


Shalom! World.

Ainda não havia me dado conta como um destino poderia ser tão arrebatador, estava a alguns passos de mais uma noite "comum" com amigos queridos, contudo com uma absoluta consciência de todo o roteiro, e fui surpreendido com esta enxurrada de emoções, e adorei a sensação. Miriam prova o vinho concentrada, como se fosse naquele momento, capaz de revelar o segredo da formação do Universo.

Querido Jacob, inicialmente devo expressar-lhe que preferi um destino triste por mim escolhido do que um imposto por terceiros. Minha querida amiga tranquilizo-a, pois preparei-me como um corredor experiente o faz, ou seja, plano ou ladeiras; asfalto ou grama, todas as rotas seriam acolhidas.

Jacob, de certo que sabes das dificuldades que enfrentei em Budapeste, fui tratada como uma escrava doméstica, jamais imaginei passar por tantas amarguras, por várias vezes desejei que não acordasse para um novo dia repleto de tantas provações, contudo um dia ao seguir pela Estação de trem em Budapeste fui abordada por um distinto senhor que estava encarregado por inspecionar as linhas que seguiriam para Viena. Posso encurtar as palavras e revelar o previsível, o tal senhor se apresentou como um cavalheiro que delicadamente declarava o seu amor e me fez a proposta de casarmos assim que chegássemos em Bratislava, lógico que errei e prematuramente me entreguei aos seus desejos. Combinamos que pegaríamos o trem para Bratislava, onde construiríamos a nossa vida, e tinha a consciência de que a minha saída com a minha malinha não teria volta. Porém o inesperado aconteceu, esperei na estação por toda a manhã e percebi que havia sido ingenuamente enganada.

De posse dos meus únicos pertences e sem um tostão sequer, sabia que o mundo estaria a minha espera, ou para desfrutá-lo ou para ser o meu sarcófago. Esta mesma noite passei num banco da estação ainda atordoada, mas jamais pensei em retornar ao meu cativeiro. Acreditava que Hashem traria uma luz que me indicasse um caminho e assim ocorreu, uma caridosa senhora que fazia a limpeza da estação na noite seguinte, Felice Bauer, me acolheu e me confidenciou que o tal Inspetor da Ferrovia, era conhecido por seduzir moças com as mesmas promessas, sendo que era casado.


Apesar de ter sido bem tratada pela senhora Bauer, não tinha a consciência em paz por sobrecarrega-la em despesas e assim me dispus a procurar uma forma de contribuir com alguma renda, a qual surgiu como faxineira numa pequena tecelagem. Daí durante as horas de folga permanecia na tecelagem desejando aprender um novo ofício, o que acabou acontecendo, hoje possuo o conhecimento sobre o processo de produção dos tecidos e já desenho meus próprios vestidos. Sei que corre em Josefov (bairro Judeu em Phaha) a versão que eu teria preferido a vida "fácil", mas não é verdade Jacob, jamais me deixei chegar ao fundo do poço, apesar de ter pensado como única solução para que eu conseguisse abrir alguma porta para me manter viva, mas a que preço? Não, cedi Jacob e saiba meu querido amigo, que não foi fácil.


Por isto que não quero comprometer a sua reputação, basta a minha que já se perdeu. Já sei, estás a espera de que eu te revele sobre o berço, não é amigo? Muito simples, não vou assustá-lo, se acalme sirva-se um pouco mais do vinho, acredito que já estais esgotado com tantas emoções. Decidi retornar a Praha com o objetivo de reconquistar a minha história e fui informada sobre uma nova tecelagem que abriria aqui em poucos meses e assim aceitei a oferta de uma colega da senhora Bauer, a senhora Rachel. Portanto, amigo Jacob, aqui estou ocupando este pequenino apartamento enquanto a recente mãe foge deste rigoroso inverno na Hungria, junto a sua família.

Fim do Capítulo V.

Shalom! Aleichem.

Suporte cultural:  L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .

Comments

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. CACAO COFFEE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWSIH WORLD. JEWISH CEMETERY. TURNOV - CZECH REPUBLIC