JACOB JR, MY JEWISH WORLD. UM CERTO INVERNO EM PRAHA - CAPÍTULO III

Praha
Wednesday, Tammuz 11, 5774 - July 9, 2014.


"Nenhum homem irá impor quais livros devo ler, qual música devo ouvir ou quais amigos devo escolher." Jan Massaryk

Shalom! World.

Budapest/Hungria
Miriam havia sido adotada por uma família que diante da crise financeira que atravessavam decidiram se estabelecer Budapeste, ou como meu pai costumava chamar, Judeupest, risos, tamanha a comunidade Judaica presente. Pois bem, durante todos estes anos de ausência de notícias da Miriam, ouvíamos alguns comentários não muito confiáveis que ela estaria em grandes dificuldades, causadas por seus tutores que a sobrecarregava com trabalhos domésticos de toda ordem. Era tudo o que sabia da doce Miriam e agora, o que fazias nestas vizinhanças e com claras demostrações de passar grandes necessidades? 

Shalom! Aleichem, Miriam! É você mesmo? Há muito tempo que não temos notícias suas, o que a vida fez contigo? Ou que caminhos escolhestes? - Os olhos continuavam sedutores, contudo havia um clima melancólico, não aquela melancolia Judaica, presente até nos meus, mas era uma melancolia aliada com olheiras que indicavam, carência alimentar e sono. 

Bratislava/Eslováquia
- Aleichem Shalom! Jacob. Como passas meu amigo? E sua família, estão todos bem? E você ainda não casou? Por quê Jacob? Sois um bom homem, qualquer menina de ótima família se sentiria abençoada por tê-lo como marido. - Após este bombardeio de tantas questões simples, mas eram pertinentes ao tempo que ficamos distantes, respondi-lhe, que estava noivo com uma garota filha do grande Rabino em Bratislava, espero o momento de finalizar meus estudos na yeshivà para honrar o meu compromisso e provavelmente devo assumir uma comunidade junto aos pais dela. Senti um constrangimento em sua postura ao não me olhar de frente, como antigos amigos fariam, contudo não chamei a sua atenção para não acentuar o meu choque. Respirei e disse-lhe: Miriam que indelicadeza minha, vamos procurar um local para conversarmos, afinal aqui está muito frio. 

Prefeitura Judaica/Praha
- Não se preocupe Jacob, pois também sei que não ficará bem para você ser visto na minha companhia. Que bobagem é esta, minha querida? Estou noivo, mas não estamos fazendo nada demais, vamos que quero saber como tem passado, tenho amigos me esperando no Slavia, lembra? - Calma Jacob, vamos fazer o seguinte, podemos comprar uma garrafa de vinho, não muito caro, pois não me envergonho de assumir minhas limitações, contudo faço absoluta questão de tê-lo como meu convidado em minha casinha. Aceitas? 

Fim do Capítulo III.

Suporte cultural:  L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .


Comments

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. CACAO COFFEE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWSIH WORLD. JEWISH CEMETERY. TURNOV - CZECH REPUBLIC