JACOB JR, MY JEWISH WORLD. UM CERTO INVERNO EM PRAHA - CAPÍTULO VII




Tammuz, 19, 5774 - July 17, 2014.

Shalom! World.


Fui acordado por Miriam, quando retornou estava tão extasiado que cochilei deitado na caminha e com as pernas no chão. Assustado lembrei dos meus pais, Que horas são? Nossa meus pais já devem estar preocupados, minha querida, devo ir imediatamente e saiba que devemos manter esta noite apenas em nossas memórias, e você foi inesquecível. Não se preocupe Jacob, sei muito bem o meu papel e conservarei o nosso segredo e gostaria de contar contigo para um pedido muito especial para mim, seria possível? Claro Miriam, em que posso te ajudar?


Nymburk
Amanhã pela manhã irei a Nymburk (cidade localizada a 45 km ao norte de Praha) fazer uma visita a trabalho, levarei minhas ferramentas onde produzirei sob encomenda algumas peças para uma pequena loja de moda feminina. Como necessitarei de todas as minha maquinas, o peso das malas são insuportáveis para a minha frágil composição, daí será que o amigo poderia passar aqui mais cedo levar  as malas e me aguardar na estação de trem? Não quero que sejamos vistos juntos, portanto, você seguiria meia hora antes e me aguardaria junto à plataforma do trem que segue para Dresden, e ao me avistar nem precisa falar comigo, compreendo a delicadeza da situação, eu pedirei a alguém para subir com a bagagem. Saiba Miriam que vou aceitar as suas recomendações porquê te quero bem e não irei te contrariar, mas acho tudo isto desnecessário. Eu insisto Jacob, e é irrevogável!

Estação de Trem de Praha
Tudo bem, estarei aqui como combinado e deixe-me ir, pois como conheço minha ima (mãe), deve estar sentada na poltrona da sala me esperando e meu aba (pai) deve tê-la culpado pelo meu atraso, imagine! Trocamos um beijo composto de erotismo, delicadeza e possivelmente o último das nossas vidas.

O frio havia aumentado, afinal era madrugada e a camada da neve já escondia todo o meu sapato as ruas estavam vazias e as sombras que permeiam a história de Praha estavam em cada esquina, e em vez de me causar medo, deixava-me um elo com o mistério, a paixão e as sombras dos seios de Miriam. Lembrei que o cenário seria o mesmo que o Golem sempre visitou o nosso imaginário, sombras muitas sombras, e sempre a nos proteger.

A criação do Golem vem do ano de 1580, em Praha. Um padre católico chamado de Thaddeus - um fanático antissemita - tentou mais uma vez destruir a paz e a harmonia trazendo a discórdia com novas acusações supersticiosas  sobre os rituais de sangue. O Rabino Loew teve num sonho a percepção sobre como poderia enfrentar este inimigo. Ele recebeu a seguinte frase que seria a resposta: "Ata Bra Golem Dewuk Hachomer W'tigzar Zedim Chewel Torfe Jisrael." "Você deve criar um Golem da argila, que o malicioso antissemita será destruído." Rabi Loew interpretou as estranhas palavras que o levaria a criar um corpo vivo a partir da argila com ajuda das letras vindas do céu. Para ajudá-lo ele chamou seu genro Jischak ben Simson e um dos seus discípulos Jacob ben Chajim Sasson. Ele os chamou pois, precisaria de quatro diferentes elementos para criar o Golem. Jizchak seria o elemento do fogo, Jacob seria o elemento da água e Loew seria o elemento do ar e juntos eles criariam o Golem do quarto elemento que seria a terra. Assim que ficou pronto Loew inseriu na boca do Golem um papel onde estava escrito Schem (Schem: vem de "Schema" - nome. Neste caso, o nome de D'us). Neste momento os três elementos se uniram a argila e e o Golem abriu os olhos e Rabi Loew disse para ele, Levanta-te! Rabi Loew disse ao Golem: " Nós te criamos da argila. Sua missão é proteger os Judeus de perseguições. Seu nome será Josef e viverás na minha casa. Josef você deverá obedecer os meus comandos independente de quando ou onde e te enviarei  dentro do fogo, dentro d'água, de pular de um telhado ou mesmo nas profundezas dos mares. Josef balançou a cabeça como um gesto de entendimento. A partir deste momento o Golem passou a fazer parte permanentemente da vida Judaica em Praha.

Karluv most
Cheguei em casa e como previ ima (mãe) me aguardava com uma feição evidente de reprovação quanto ao horário e ao rigor do inverno. Jacob, onde estavas meu filho? Ima, fui surpreendido ao me encontrar com a Miriam, lembra dela? Sim, claro que lembro, uma tragédia de desconstrução familiar, porém soube que não tem mantido uma boa conduta moral. Não é bem assim Ima, amanhã com calma te conto a versão que me foi confidenciada. Mas, deixe-me fazer minhas orações e deitar, pois estou muito cansado e terei de sair cedo para a yeshivá.

Fim do Capítulo VII.


Shalom! Aleichem.

Suporte cultural:  L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .

Comments

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. CACAO COFFEE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWSIH WORLD. JEWISH CEMETERY. TURNOV - CZECH REPUBLIC