JACOB JR, MY JEWISH WORLD. UM CERTO INVERNO EM PRAHA - CAPÍTULO IV

Relógio Astronômico - Torre da Prefeitura na Cidade Velha

Thursday, Tammuz 12, 5774 - July 10, 2014.

Shalom! World.

"You, sky and as for you, Old Town Square, you never have been real." Franz Kafka.

Confesso, que não esperava tal desfecho, e por alguns segundos não fui capaz de expressar, um sim ou mesmo um não, entretanto abracei o sentimento de solidariedade e soltei não muito seguro: sim!
Miriam ainda conservava "aquelas" curvas que mesmo como garoto já havia sido despertado aos desejos do yetzer hara, e assim utilizei de um truque de infância ao fingir amarrar o sapato e deixa-la seguir alguns passos a frente, foquei em seus quadris, num balanço simétrico capaz de fazer-me perder o equilíbrio, tais segundos proporcionaram-me a oportunidade que esperava e imediatamente adentrei a um pequeno Café para comprar o vinho, sob veementes protestos.  

O clima frio e o impacto do reencontro contribuíram para que o silêncio fosse a nossa companhia mais falante. Para minha surpresa cruzamos a avenida Narodne, a poucos passos do Slavia e chegamos na rua Opatovicka num prédio escuro, no qual Miriam havia encontrado um pequenino espaço no sótão, para viver. O espaço era tão pequeno que seria capaz de tocar simultaneamente nas suas extremidades se eu abrisse meus braços. Seria compreensível ouvir aquelas escusas sobre a simplicidade do espaço, reação de quem se sentiria constrangida, com a extrema simplicidade do espaço, porém Miriam surpreendeu-me, pois ainda conservava raízes da sua qualificada origem e se movimentava como se estivesse no Prazsky hrad (Castelo de Praha). Contudo a surpresa foi a presença de um berço entre a cama e uma mesinha que sentamos em volta. O clima de tantas questões a serem formuladas era tão perceptível que seria possível cortá-lo e servi-lo com o vinho, como um gorgonzolla. Miriam serve o vinho em dois copinhos infantis e com um tom solene diz que revelaria a sua história e isto provocou-me um grande alívio. 

Fim do Capítulo IV

Shalom! Aleichem.

Suporte cultural:  L'Integration d'Association avec Israel et dans le Monde/Fr .

Comments

Popular posts from this blog

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. PETITE FRANCE BOULANGERIE AND PATISSERIE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR. MY JEWISH WORLD. CACAO COFFEE. PRAHA - CZECH REPUBLIC.

JACOB JR, MY JEWSIH WORLD. JEWISH CEMETERY. TURNOV - CZECH REPUBLIC